data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A Avenida Rio Branco, no centro de Santa Maria, terá um bloqueio parcial nesta quarta-feira. O bloqueio, entre as ruas Silva Jardim e Vale Machado, no sentido Centro-Bairro, deve ocorrer a partir das 8h30min até as 13h. No local, a Secretaria de Meio Ambiente fará a retirada de um exemplar da espécie tipuana, que apresenta risco de dano a uma edificação protegida pelo Patrimônio Histórico Municipal. Os agentes de trânsito sinalizarão a via.
VÍDEO: com liberação de R$ 23 milhões, obras da Travessia Urbana voltarão a acelerar
Segundo o Executivo, a solicitação foi feita pelo proprietário do imóvel e protocolada junto à Secretaria de Meio Ambiente. Em vistoria ao local, um engenheiro florestal verificou que a espécie tipuana é uma árvore exótica e de grande porte, está localizada junto ao meio-fio e com inclinação sobre a via. Como a tipuana tem 12 metros de altura, há um galho que avança para a avenida e apresenta danos provocados por colisões de veículos de grande porte (caminhões ou ônibus), expondo o lenho.
Foi observado, também, que as raízes destruíram o passeio público, colocando os pedestres em risco de acidentes. Além disso, as raízes estão danificando a estrutura do edifício histórico, que está localizado a dois metros da árvore. Ainda, no parecer, constam redes elétrica, de telefonia, de fibra ótica e de TV a cabo próximas aos galhos, entre a árvore e a edificação. No local, há rede de água e esgoto sob as raízes, que também pode sofrer danos, como rompimento.